Um recente post publicado pela pediatra Vanuza Chagas em seu IG @pednutro chamou atenção nas redes sociais. Ele abordava o tema Dislexia em Crianças. Ainda pouco conhecido e comentado na sociedade, o transtorno pode ser confundido e trazer problemas para a criança, principalmente.

Abaixo saiba como identificar, diagnóstico e tratamento:

“Se o seu filho tem alguma dificuldade na aprendizagem e costuma tirar notas vermelhas na escola, saiba que isso nem sempre é sinônimo de desinteresse e desleixo.

Existe um problema sério que pode estar por trás disso, que é o transtorno específico de leitura, também chamado de dislexia.

Este transtorno afeta aproximadamente entre 2 e 5% da população brasileira e está relacionado a fatores genéticos.

Apesar de não existir cura para a dislexia, o tratamento requer a participação de uma equipe interdisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, neurologista, entre outros especialistas).

Alguns sinais de que a criança possui dislexia são os seguintes: atraso na fala, leitura devagar com dificuldade de identificar as palavras, muitos erros ortográficos, falta de concentração, fazer frases sem sentido, escrever de trás para frente e dificuldade de calcular.

Caso você encontre algum desses indícios no seu filho, procure um pediatra para que o diagnóstico seja precoce e o tratamento iniciado o mais rápido, isso evitará possíveis traumas e a autoestima baixa no futuro”.

dra. Vanuza Chagas (@pednutro)