A presença constante do universo digital em nossas vidas, seus benefícios e consequências, serve de tema para este post da Psicóloga Infantil Felícia dos Santos.

“Essa é sem dúvida uma das demandas mais frequentes no consultório. Um esquadrão de questionamentos derramam-se da boca dos adultos em relação ao controle do uso do universo dos digitais pelas crianças.
Qual seria a receita de bolo mais ideal??? É bem assim mesmo.

A procura é quase sempre por fórmulas mágicas capazes de eliminar ou substituir o poder do processo de construção de novos repertórios de comportamentos e da aprendizagem a partir do exemplo por uma espécie de milagre instantâneo obtido a partir da aplicabilidade de uma técnica isolada, capaz de promover uma auto-regulação adequada, efetiva e um nível refinado de manejo de impulsos e de educação digital.

Os recursos digitais invadiram nossos cotidianos com muita soberania e o mais assustador é que não trouxeram junto nenhum manual de instruções de como melhor utilizar. Isso é fato. Como também é fato que as tentativas hiper radicais de viver totalmente sem eles, estão fadadas ao fracasso. Tendo em vista que o desenvolver habilidades de lidar com esse universo e criar novas formas de enfrentamentos positivos e assertivo, oferecem maiores possibilidades de criar rotinas dinâmicas, diversificadas e funcionais incorporadas as nossas vivências.

É muito comum encontrarmos em nosso meio adulto, diversos colegas que procrastinam seus afazeres, priorizam os relacionamentos virtuais em detrimento aos reais, assumem estranhos padrões de comportamentos e tipos de personalidade na frente dos computadores, que expõem toda sua privacidade e às vezes também de seus pares, que apresentam atos compulsivos, que entram em crises acentuadas de abstinência, enfim…

*E nossas crianças?*

-Como modelam esse contexto adulto?
-Como regulam seu uso dos digitais?
-Como desenvolvem e utilizam o autocontrole?
-Como promovem suas habilidades sociais?
-Como valorizam a empatia?

*Moral da história:*
O exemplo prevalece de forma gigantesca perante ao discurso”.

*Felícia R. dos Santos*
*Psicóloga de Crianças*
*@feliciadossantos*
*(85) 988 262665*