“Vocês já ouviram falar de bronquiolite? Ela é uma infecção bem comum em crianças e na maioria dos casos é causada por vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum.

E, desse modo, caracteriza-se por uma doença contagiosa, sendo transmitida da mesma forma que a gripe, no ar, após alguém com o vírus tossir, falar ou espirrar. Os objetos compartilhados também podem ser meios de transmissão.

A idade está entre os principais fatores de risco, são as crianças até dois anos de idade as atingidas. E a razão para tal é a imaturidade do sistema respiratório e do sistema imunológico, além do nascimento prematuro, falta de amamentação no peito, exposição a fumaça de cigarro e contato com crianças doentes em ambientes fechados.

Geralmente os sintomas variam de criança para a criança mas o chiado no peito é bem característico e costuma aparecer depois de dois a três dias após a contaminação. Somam-se a ele: tosse, febre, iração rápida, falta de ar e cianose.

A maioria dos casos de bronquiolite não são fáceis de evitar porque os vírus que causam a doença são comuns no meio ambiente. Lavagem cuidadosa das mãos, especialmente antes de cuidar de bebês, pode ajudar a prevenir a disseminação dos vírus.

O médico deve ser consultado caso a criança apresente problemas para comer e que a respiração está mais rápida ou difícil”.

Por Isa Xavier
Pediatra