Como esse mês é das crianças e entre os presentes mais pedidos estão brinquedos, segue abaixo uma sequência de estilos e possibilidades de brinquedos educativos para cada fase e faixa etária. As dicas são da Brink Brasil, uma das maiores lojas de brinquedos de Fortaleza, e vão ajudar a escolher o presente certo para agradar em cheio e caber no orçamento.

De 0 a 5 meses: Nessa fase, o cuidado é extremo para que bebês não se machuquem durante a brincadeira. É época ideal da vida para estimular a criança a descobrir cores, sons e texturas.

De 6 meses a 1 ano: O bebê já começa a reconhecer as cores e precisam de incentivo para sentar e engatinhar. Além desses da arte, há também os espelhos, os que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.

De 1 a 2 anos: Agora, a criança precisa aprimorar seu equilíbrio e passa a ter noção de tamanho. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.

De 2 a 3 anos: Nessa fase, as crianças passam a identificar cores primárias e formatos. Vale lembrar que nesta idade deve-se ensinar a criança a organizar e recolher os brinquedos.

De 3 a 4 anos: É quando a criança aperfeiçoa a fala e coordenação, a memória, o raciocínio e passa a ter noção de causa e consequência. Além desses brinquedos, existem outros também que ajudam para um melhor desenvolvimento, tais como: massinha de modelar, fantoches, fantasias, máscaras, etc.

De 4 a 6 anos: É importante apostar nos brinquedos que estimulem o raciocínio. Esta é a fase do mundo imaginário. A criança está desenvolvendo sua criatividade e os brinquedos devem auxiliar a entrada neste mundo da fantasia. Nesta idade, a criança começa a sentir o que chamamos de medos infantis, como o medo do escuro, as bruxas, o bicho papão e outras coisas feias que a impedem de dormir. Então a dica é a compra de uma boneca ou urso de pelúcia, que tem a função de ajudar a superação dessa fase.

A partir de 6 anos: Essa fase pede brinquedos que estimulem a criatividade, raciocínio lógico, imaginação, conceitos matemáticos e muitas outras habilidades.

Image and video hosting by TinyPic