85 98873.4554 letic_rib@hotmail.com

Férias vividas…

ferias pirulitei por PinterestChegou à época mais esperada do ano: as férias escolares! Uau!


Essa é  uma época, bastante aguardada pelas crianças e pais. É  nesse tempo do ano onde as emoções se descrevem nos sorrisos largos e nas bocas lambuzadas de sorvete. Esse tempo parece ser infinito, onde o exagero dita as rotinas e onde a diversão é o prato mais pedido. 

Palavras como “cansaço” e “esgotamento” são totalmente substituídas por uma energia inesgotável, maior até que a de muitos atletas de alta performance e que desafia os papais e as mamães a entrarem nesse ritmo.

Tentando resumir essa época para os pais de plantão,  faço uma breve descrição: as férias são responsáveis em desafiar qualquer tipo de cabelo a permanecer comportado, já que só de pensar nelas,  geralmente os pais ficam de “cabelo em pé” e quase sempre se angustiam para dar conta dessa maratona de muitos desafios e delícias, quando o prêmio máximo é escutar espontaneamente de nossas crianças a frase mais esperada: “Nossas férias foram inesquecíveis”.

Este meu texto tem, justamente, o objetivo de minimizar todo esse misto de sensações deixando aqui algumas sugestões. 
Antes de tudo, as férias precisam ser:

.Um tempo de convivência onde as crianças estarão conectadas e envolvidas em uma membrana afetiva dotada de paciência e tolerância, “tempo de estar juntos”.
.Tempo de pais se permitirem adentrar ao universo infantil e ao encantamento de criar, imaginar e construir o “brincar”. O brincar é a comunicação mais autêntica da criança e a possibilidade de encontro mais real com a nossa essência e toda nossa memória mais primitiva. 
.Férias é esse tempo oportuno, onde os vínculos entre pais e filhos são fortalecidos nas vias coloridas da diversão. 
.É tempo de viver na prática valores tão bem esgotados no conceitual…  A amizade, a cooperação, a superação,  a limitação e o respeito.
.É tempo de pausa, de rever as estratégias e de refazer os caminhos.
.É tempo de relaxar, tomar um fôlego para viver intensamente o resto do ano que vem por aí.

Então, vamos combinar: nada de agendas complexas, repletas de aquisições onerosas sem oferecer qualquer possibilidade de montar, transformar, reciclar, colorir, produzir, criar e reinventar.  A sugestão é que nessas férias as opções sejam focadas em oportunizar a criança a ter a ousadia de ser a grande protagonista de seu diário de férias, de construir seu próprio brinquedo e também seus mapas de diversão. 
Para finalizar, é importante que nessa extensa programação existam momentos reservados somente para sentir e significar todas essas vivências no universo dos pequenos, o que conhecemos como “tempo de não fazer nada”,  simples assim.

Feliz férias!!! 
Vamos curtir!!!!!
Beijos carinhosos da Tia Felícia

Felícia dos Santos- Psicóloga Infantil CRP:11/05957
@feliciadossantos

 

Image and video hosting by TinyPic

Mande Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>