Uma das grandes queixas das mãezinhas e paizinhos é a dificuldade na hora do sono dos seus filhos. A pediatra Isa Xavier fala sobre isso dá dicas valiosas.

“Fazer uma criança dormir sozinha no seu quarto pode ser uma tarefa árdua, já que geralmente ocorrem cenas de choro e manha e, consequentemente tornam o momento estressante.

Mas você já pensou que o seu bebê pode não saber que é hora de ir para a cama? Sim! Por isso, seguir um ritual sempre igual na hora de dormir ajuda ele a entender que chegou a hora de ir para a cama. E essa rotina precisa ser criada desde cedo, logo nos primeiros dias de vida.

Você pode incluir nela: banho, seguido da troca, uma história e um pouco de chamego, ou uma brincadeira tranquila. Escolha coisas que deixam a criança calma e que façam daquele momento algo prazeroso para ela pois, assim, ela vai adorar e o momento deixará de ser uma angústia.

Outro ponto é o local. O ideal é que o ritual do sono seja feito onde a criança vai dormir e esse local precisa ser agradável, cuidado com a iluminação o cheiro e a temperatura.

Após o processo iniciado, é possível que a criança relute no início, mas você precisa ser firme e deixar que ele supere essa fase inicial. Não fique no quarto até ele dormir, é importante que o sono dele não dependa da sua presença.

Se for permanecer, não deite na cama ou interaja com ele. Mantenha distância da cama todas as noites enquanto ele cai no sono para, gradualmente, reduzir a dependência dele em você.

Uma outra dica valiosa é que no caso dos bebês a mamada deve ser evitada para fazer o bebê dormir, o ideal é que a última vez que ele coma seja antes disso, já que ele não deve associar a hora de dormir com a comida”.

@draisaxavier