Os acidentes e emergências durante a gravidez precisam de atenção e exigem um cuidado extra por conta do bebê que está a caminho. Para conhecimento das gravidinhas, conversamos com o nosso especialista colaborador, Valderi de Sousa Júnior. Ele é médico emergencista e pediatra, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará; pós-graduado em Residência Médica em Pediatria – Hospital Geral de Fortaleza e em Gestão em Sistemas de Saúde pela Unicamp. Atualmente é Vice-Presidente da COAPH, e possui experiências como Diretor Técnico do Hospital Residence, como Médico Intervencionista e Regulador de Unidade de Cuidados Médicos; Médico Regulador e Interventor no SAMU e Auditor Médico Interno em duas empresas.

Vejam a seguir algumas informações importantes para evitar acidentes e as emergências mais comuns com mulheres gestantes e também como atuar uma vez que eles ocorrem.

 

1- Uma frase muito comum no período da gestação é “Gravidez não é doença”. Mas mesmo assim sabemos que exige alguns cuidados especiais. Pode listar alguns?

R. Prevenção de doenças específicas relacionadas ao período gravídico, tais como: obesidade materna, diabetes gestacional, elevação da pressão arterial e DHEG( doença hipertensiva relacionada a gestação), depressão, entre outras. Outras patologias não diretamente relacionadas a gestação : quedas, acidentes automobilísticos, violência doméstica (cada vez mais comum nesse período), e outros.

 

2- Também sempre falam que as grávidas devem ter mais cautela para não sofrerem quedas, até as mais bobas. Qual a veracidade disso?

R. Com o passar dos meses durante a gestação ocorrem mudanças no corpo da mulher, tais alterações modificam o eixo de equilíbrio facilitando o acontecimento de quedas que tornam-se mais comuns durante o período gestacional, além de poder ocorrer hipoglicemia e hipotensão que também contribuem para o aumento do número de eventos com queda.

 

3- E mesmo com todos os alertas, acidentes acabam acontecendo. Quais são os mais recorrentes acidentes com gestantes?

R. Quedas da própria altura, violência doméstica e acidentes automobilísticos.

 

4- E por último, qual o conselho para as gravidinhas que sofrerem algum acidente no dia a dia?

R. O atendimento a gestante tem varias particularidades : as alterações fisiológicas inerentes ao período, o fato de que mais de uma vida está em risco (mãe e bebê), além da questão psicológica envolvida pedem sempre atendimento médico especializado. Qualquer acidente deverá ser comunicado ao médico assistente e/ou acionado o serviço médico de urgência.