Durante o mês de setembro, a campanha mundial “Setembro Amarelo” conscientizou, através de atividades especiais, a prevenção do suicídio e o reconhecimento dos estados subjetivos que podem conduzir a essa trágica ação.

O professor Geovane Teles, diretor da Sociedade Internacional de Neurolinguística (SINAIS) e referência em Programação Neuro Linguística (PNL) no Brasil inteiro, oferece sua visão desde essa disciplina que ganha novos adeptos, permanentemente.

Geovane explica esses fenômenos sociais e comenta como eles são abordados pela PNL, dando também algumas orientações para detectar esses estados subjetivos, e ainda, para aplicar técnicas simples para mudar essas situações.

– Como educador neurolinguístico e pedagogo, quais seriam as medidas que o senhor colocaria como mais importantes na prevenção dessa tendência?

G.T: É um tema delicado, gosto de citar uma frase do Dr. Richard Bandler: ” o suicídio é uma solução permanente para um problema temporário” Uma das medidas para prevenção, é fazer com que a pessoa tenha objetivos, metas, por mais simples que sejam os objetivos. Na maioria dos casos depressão as pessoas não têm objetivos, normalmente a vida perdeu o sentido.

– Como reconhecer os sintomas de que a criança já esteja com quadro depressivo?

G.T: Não tem sintomas específicos para alguém que pensa em tirar a própria vida, já houve casos de pessoas ter parentes que fizeram e quando questionado sobre a pessoa, dizer que a pessoa estava normal e não aparentava nada. Dica sempre é uma boa conversa e fazer a pessoa falar sobre planos para o futuro.

No que diz respeito a crianças, o melhor trabalho preventivo é a observação na alteração de comportamento; exemplo: a criança é extrovertida e de repente muda o comportamento e evitar pressão excessiva para ser o melhor na escola ou pressão para tirar notas altas, ou seja melhor estratégia é entender que ninguém é igual, sempre incentivando mas respeitando a capacidade e individualidade de cada criança. Ser muito bom em matemática, não significa que tenha ser muito em português.

– Quando e como a neurolinguística pode ajudar em todo esse processo?

G.T: A PNL é estudo da excelência, ou seja a Programação Neuro Linguística estuda as estratégias de sucesso. Quando encontramos uma pessoa em estágio depressivo, identificamos o pensamento (imagem) pelo qual ela fica triste e pedimos a ela para alterar essa imagem. Exemplo: se a pessoa tem um pensamento de que a vida não tem mais sentido, e identificamos como é essa imagem, colorida ou preto e branco, se tem som, voz e pedimos ela para modificar, transformando o imagem, distorcendo, deixando ela engraçada, sem força.
As pessoas costumam dizer: “um dia irei olhar pra trás e irei rir de tudo isso” a pergunta é: – Porque não começa a rir HOJE?

Contato: @Geovane.teles www.sinais.org

Crédito foto: Sinais.org