A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), com apoio do programa Petrobras Socioambiental, criou o Projeto Dignidade para a Infância, uma iniciativa que visa promover inclusão, proteção e oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O lançamento do projeto será realizado nesta terça-feira (29), às 15h, na Rua Novo Farol N°44, bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza-Ceará.

O projeto tem como objetivo central atender crianças e adolescentes, com ênfase em crianças de 0 a 6 anos, filhos de mães adolescentes ou de famílias que foram vítimas de violência letal. A iniciativa é composta por ações com a finalidade de melhorar as condições de vida de comunidades periféricas, tradicionais e indígenas em 6 estados: Ceará, Maranhão, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Amapá. “O projeto Dignidade para a Infância reflete a missão de O Pequeno Nazareno de combater desigualdades, promover dignidade e fomentar políticas públicas eficazes”, enfatiza Manoel Torquato, Coordenador de Projetos do OPN.

Inicialmente, o projeto prevê beneficiar, aproximadamente, 15 mil crianças, adolescentes e mulheres em 14 ações com foco na proteção dos direitos violados, no fortalecimento de vínculos familiares, na profissionalização, na educação em direitos humanos, no esporte e no meio ambiente. “O Dignidade para a Infância é uma oportunidade transformadora para as crianças e adolescentes atendidos”, afirma Torquato. “Investir na infância é transformar o futuro. Por meio desse projeto, colocaremos em prática, mais uma vez, o nosso compromisso com a justiça social e a construção de um Brasil mais inclusivo e solidário”, completou.

No evento de lançamento, a programação contará com a presença de lideranças comunitárias, representantes da Casa da Mulher Brasileira e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-VP), além de adolescentes e representantes da Petrobras e da OPN. Na ocasião haverá a apresentação do projeto, batalha de rima com temas relacionados ao projeto, encerrando com coffee break para celebrar o momento.

Para implantar o projeto, o OPN vem realizando uma série de preparativos nos últimos meses, como a seleção e contratação de profissionais, treinamentos e criação de espaços para as filiais do projeto. Agora, uma nova fase será iniciada, as inscrições, que estão abertas para os cursos de Competências para o mundo do trabalho, jovem aprendiz, Atendimento psicossocial para jovens grávidas ou com filhos na primeira infância e grupo terapêutico para mulheres que foram vítimas de violência. Todas as pessoas nesses perfis podem se inscrever basta acessar o site: https://opequenonazareno.org.br/

Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno

Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.