O segundo dia da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará promete agradar diversos públicos com atrações de peso. O auditório principal recebe o fenômeno de vendas Thalita Rebouças. A escritora que já vendeu mais de 1,5 milhão de livros dispensa apresentações. Em Fortaleza, ela lançará o livro “360 dias de sucesso” (Editora Rocco), às 11 horas.

thalita rebouças

Thalita Rebouças

A galera jovem também vai curtir o bate-papo com três dos principais autores nacionais da literatura fantástica. Cristina Aguiar, autora de “A Profecia de Hedhen”, fala sobre “A Influência de Animes, RPGs e Fanfics na Literatura Fantástica Nacional”, às 15 horas. Em seguida, é a vez de Rochett Tavares, que escreveu “Nefastos”, falar do “O horror sobrenatural na literatura”. No início da noite, o escritor André Vianco, autor da “Saga do Vampiro”, divide com o público sua experiência na palestra “Vivendo de inventar”.

Homenageados em destaque

A sala 2 do Mezanino 2 é o local para conhecer melhor os homenageados desta edição. O escritor Milton Hatoum participa, às 15 horas, da mesa “Infância e Memória”, junto de Carlos Augusto Viana, Fernanda Coutinho e com mediação de Aíla Sampaio. Já Moreira Campos será lembrado junto do amigo e também escritor Antônio Girão Barroso por Odalice de Castro, Carlos Emílio Corrêa Lima e com mediação de Anderson Sandes. A mesa “100 anos com Moreira Campos e Antônio Girão Barroso” começa às 17 horas. Às 19 horas, haverá outra mesa para discutir o autor “Moreira Campos, ano 100: o homem e a obra”, com Edmílson Caminha, Paulo Mamede e Carolina Campos, neta de Moreira.

Programação para crianças e cordel

A criançada vai poder desfrutar de programação especial durante todo o dia. Destaque para a apresentação cultural “O Fabuloso catador de Histórias”, às 15 horas, no Mezanino 1, sala 1, e para o show “Cabeça de Vento”, com a consagrada cantora Bia Bedran.

Bia bedran

Bia Bedran

Já no Espaço Cordel, Klévisson Viana e Hemetério Rufino lançam a adaptação do livro “João e o pé de feijão” (Editora Demócrito Rocha). A programação completa da Bienal está no site do evento: bienaldolivro.org/programacao.

Sobre XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal acontece de 6 a 14 de dezembro no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.

O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

• XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: 6 a 14 de dezembro de 2014

Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)

Horário de visitação: das 9 horas às 22 horas

Entrada gratuita