paternidade ativa Isa XavierEstamos chegando em agosto, mês do Pais, e ser Pai tem o seu valor. Abaixo, confira a opinião da pediatra Isa Xavier sobre a importância da paternidade no desenvolvimento dos pequenos e dando sugestões de como ampliar a participação familiar.

“Um pai presente, comprometido e carinhoso influencia positivamente no desenvolvimento e bem-estar de seus filhos em diversas áreas. Crianças que tiveram um pai participativo, por exemplo, apresentam maior autoestima, melhor desempenho escolar e mais habilidades sociais.

Mas o que significa ser um pai ativo:

Manter uma relação que vá além do provimento financeiro;
Ter uma relação afetuosa e incondicional com seu filho;
Estar envolvido em todos os momentos do desenvolvimento do seu filho: gravidez, nascimento, primeira infância, infância e adolescência;
Participar dos cuidados diários e da criação do seu filho, dando comida, ajudando-o a se vestir, colocando-o para dormir e ensinando-o;
Promover um vínculo carinhoso, de apego mútuo e de proximidade emocional com seu filho;
Compartilhar com a mãe as tarefas de cuidados com o filho e com a casa;
Incentivar o desenvolvimento de seu filho: lendo histórias, cantando e/ou colocando música, apoiando-o em trabalhos de casa e brincando com ele.

Todas essas ações podem ser realizadas sendo o pai casado com a mãe da criança ou não.

No caso de o pai passar o dia inteiro fora de casa, ele deve garantir que o pequeno tempo que tem com o filho seja de qualidade: priorizando o contato físico e o diálogo e evitando distrações como TV e celular.

Estudos apontam que cada vez mais os homens estão envolvidos com os cuidados dos filhos, mas ainda existe uma grande parte que não participa ativamente. Essa parte ainda atua apenas como provedor financeiro, o que faz com que a criança não crie um vínculo afetivo. É bem provável que posteriormente esse pai venha a cobrar do filho algo que nunca lhe foi dado, atenção, cuidados, afeto e TEMPO.
Paternidade ativa não é moda!! Pai não “ajuda”, quem ajuda é a vovó, titia, madrinha e babá!! Pai se dedica, participa e PAI CRIA JUNTO!”

DRA. ISA XAVIER
(85) 3045-1145
@draisaxavier

Image and video hosting by TinyPic