As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
O gerenciamento de nossas emoções e relacionamentos é um aprendizado que começa desde cedo. Por essa razão, ter acesso a uma educação socioemocional é de extrema importância!
Outra vantagem desse processo de “alfabetização socioemocional” é que ele favorece o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes. Mas para que essa educação seja efetiva, a inteligência emocional da criança precisa ser trabalhada em outros espaços além da escola, e ninguém melhor do que a família para ajudar nisso, então tanto os professores como os pais contribuem com o desenvolvimento das competências emocionais das crianças e jovens.
O que a Educação socioemocional trabalha: Impulsiona o autoconhecimento, investi na autonomia, exercita o autocontrole, prática da empatia, promove a sociabilidade, ensina valores éticos.
Qual é o objetivo da educação socioemocional?
O objetivo é que os alunos aprendam, a gerir bem suas emoções. Na escola, o aluno pode ser preparado para lidar com o medo, tristeza, insegurança, amor, alegria e outros sentimentos. Dessa forma, as crianças e jovens podem ter uma vida mais saudável e próspera.

Por DieneQueiroz (Pedagoga)

@diene.queiroz