Vamos pirulitar com o alerta e as dicas da nutricionista materno infantil  de Belo Horizonte (MG), que nas redes sociais é mais conhecida como Alice no País das Comidinhas. Ela abordou, em um de seus posts, a importância de uma flora intestinal saudável dos pequenos. E nós viemos compartilhar com vocês:

alice no pais das maravilhasUma flora intestinal saudável é aquela que tem bactérias boas e ruins em equilíbrio no intestino. Mas o dia a dia das nossas crianças tem passado por mudanças que podem interferir nesse equilíbrio, como alimentação desequilibrada, excesso de atividades durante o dia, sedentarismo, uso frequente de antibióticos, entre outros. Esse desequilíbrio da flora intestinal é chamado de disbiose.
A disbiose acontece quando o intestino passa a apresentar maior quantidade de bactérias nocivas do que benéficas, podendo interferir no funcionamento intestinal adequado e nas diversas funções que o intestino realiza no corpo humano, levando a alguns sintomas como diarreia, prisão de ventre, deficiência na produção de algumas vitaminas, queda da imunidade, infecções frequentes, alergias, entre outros.
Por isso, manter a flora intestinal em equilíbrio é essencial para garantir a saúde do seu filho. Além do estímulo aos hábitos de vida saudáveis, a inclusão de probióticos, também conhecidos como bactérias do bem, na dieta das crianças pode ser interessante. É possível encontrar os probióticos em iogurtes/leites ou em suplementos (sachês ou cápsulas). Quando em sachês, oferecem maior diversidade de bactérias boas e mais estabilidade, ou seja, sofrem menor influência dos fatores ambientais (como variação de temperatura) e tem grande efetividade no organismo.

@alicenopaisdascomidinhas