O Colégio Art e Manha lança, em homenagem ao dia 8 de março, a semana das mulheres. A inciativa é atrelada ao projeto pedagógico, onde as crianças são despertadas em sala de aula a pesquisar sobre grandes mulheres como Maria Montessori, Malala  Yousafzai, Frida Kahlo, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Nisa da Silveira. Cada uma delas, com seu estilo e personalidade e épocas diferentes, estiveram a frente do seu tempo e se tornaram grandes mulheres da história.

157cm x 81cm mulheres2

As peças foram criadas pela Pah! Comunicação e Eventos e estão sendo divulgadas no Facebook da escola. Cada Mulher estudada, protagonizou o pioneirismo em sua área de estudo ou atuação profissional.

Maria Montessori foi uma médica italiana que defendeu o respeito às necessidades de cada aluno conforme os estágios de desenvolvimento correspondente a idade. É um respeito à cognição. Será que, com essa atitude de respeito à infância, ela também foi a precursora da censura em jogos eletrônicos, filmes e programas de tv? Provavelmente, deve ter influenciado.

maria montessori - frase 1

Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Ela recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação.

MALALA - frase 1

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que teve a vida marcada por superações e sofrimentos. Toda a sua dor foi refletida na sua obra que ela insiste em dizer não ser surrealista pelo fato de ela não pintar sonhos, mas seu próprio sofrimento. Ela se tornou uma das maiores pintoras do século XX, porém sua obra só foi reconhecida pela importância após seu falecimento.

Frida Kahlo - frase dia 2

Rachel de Queiroz  foi escritora, jornalista, tradutora e dramaturga cearense que conquistou diversos prêmios, entre eles o “Prêmio Camões”, nunca antes concedido à uma mulher. Foi também a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Rachel de Queiroz - frase 1

Clarice Lispector foi escritora e jornalista. A ucraniana chegou ao Brasil quando ainda era um bebê com 2 meses de idade. Mas foi naturalizada brasileira e declarava ser pernambucana quanto à sua brasilidade. Foi autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do Século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas. Um de suas principais características era a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.

Colegio Art e Manha - Clarice Lispector

Nise da Silveira foi psiquiatra. A alagoana estudou medicina na Bahia e teve sua vida profissional marcada pelos estudos do comportamento humano e o tratamento de patologias psicológicas, como a esquizofrenia. Ela descobriu um novo conhecimento por meio das artes. O filme “Nise – O coração da loucura” (2016), protagonizado por Glória Píres, mostra o importante papel dessa grande mulher. Vale conferir.

colegio art e manha - nise da silveira - frases 1

Só para registrar, as três grandes mulheres brasileiras são nordestinas. Muito orgulho de ver crianças estudando tão importantes nomes do Brasil, mesmo sendo (a maioria delas) denominadas “Antiprincesas”. Nós só podemos dizer “Parabéns” e aplaudir iniciativas educacionais como esta.

Colégio Art & Manha
Rua São Mateus, 1020, Montese, Fortaleza-CE
85 3257.7663

Image and video hosting by TinyPic