85 98873.4554 letic_rib@hotmail.com

A reinvenção dos protagonistas: Antiprincesas e Anti-heróis

A editora Sur Livro, lançou as coleções de livros infantis Antiprincesas e Anti-heróis. Sua inquietação consiste em reinventar a literatura infantil a partir de um ponto de vista do protagonista. Ela considera o fato de que sempre que nos falam de história, nos contam sobre mulheres e homens ditos “importantes”. Importantes como as princesas tão bem vestidinhas que não podem sair para brincar e se sujar? Ou importantes como os super-heróis e seus superpoderes que estão tããão longe da gente?

Livro Frida Infantil Antiprincesas PortuguêsLivro Che Guevara Infantil Antiprincesas

Chega disso! Para os autores e editores, dizer que são “importantes”, significa que estão falando de quem se sujou para crescer e se divertir, de quem não ficou esperando sentado e de quem também usou superpoderes, mas outros: ter a coragem de fazer algo mais, procurar entender o mundo de outra maneira, saltar obstáculos e deixar uma obra que está além de qualquer tempo. Assim, vislumbram-se nestes livros, pequenos ou grandes percursos de desenhos e palavras, para contar histórias que merecem ser contadas.

Livro Clarice Infantil Antiprincesas Português Livro Eduardo Galeano Infantil AntiHerois Português

Pena que nem todos os títulos estão em Português. Mas as traduções já começaram. Em breve, todos estarão disponíveis para todos os leitores do Brasil.

Livro Júlio Cortázar Infantil Antiprincesas Livro Violeta Parra Infantil Antiprincesas Português

Acho que a editora está construindo uma nova percepção de mulheres e homens de verdade, cheios de defeitos e qualidades, que sofrem, amam e se importam com alguma coisa.

Livro Gilda Infantil Antiprincesas Livro Juana Azurdur Infantil Antiprincesas

 Os livros podem ser encontrados na Livraria Saraiva e Cultura. Boa leitura.

 

Image and video hosting by TinyPic

Mande Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>