A odontopediatra Rafaella Aragão, da Le Petit Clinique, é quem responde essa pergunta que muitas mamães e papais fazem, tendo como fonte a Odonpediatria Brasil:

“O ideal é que ela aconteça ainda durante a gestação, no Pré-Natal Odontológico, para que assim a mamãe e/ou o papai já iniciem os devidos cuidados após o nascimento do bebê. Além disso, quando for o caso, poderão também receber auxílio especializado para uma correta amamentação no peito, entre muitas outras orientações e cuidados específicos.

Quando isso não aconteceu ou não foi possível, NÃO É necessário aguardar a chegada do primeiro dente. SIM, bebês SEM dentes também vão ao Odontopediatra.

Portanto, deve-se levar o bebê ao Odontopediatra ainda no PRIMEIRO ANO DE VIDA, pois isso deve ser PRIMORDIAL, de forma que os pais e/ou cuidadores do bebê recebam orientações oportunas para aquele momento ou para um futuro próximo, como por exemplo sobre a erupção (nascimento) dos primeiros dentes e suas repercussões, como fazer a limpeza adequada, como evitar a doença cárie precoce e o uso de chupetas e mamadeiras, além de se examinar clinicamente toda a face e a boca, bochechas, lábios, língua etc. do bebê.

Após esta primeira consulta, o acompanhamento periódico através de consultas de manutenção da saúde se faz necessário, para que contínuas informações de acordo com a fase que a criança esteja vivendo, sejam elaboradas individualmente e repassadas, além da realização de exames clínicos minuciosos, com o objetivo maior que é manter a saúde!

Prevenir sempre é melhor do que tratar em todos os sentidos! O espaço de tempo dos retornos é personalizado e determinado pelo Odontopediatra, porque pode variar entre cada paciente, visto que cada um tem uma necessidade”.

@lepetitclinique
@lepetitodonto